sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Amir e Hassan jan/ A impressionante amizade de um Pashtun e um Hazara

   

Logo de inicio já sentimos empatia pelos personagens, foram bem criados, fisicamente e intelectualmente. O livro relata a vida de dois amigos, Amir e Hassan, etnias totalmente diferentes (Pashtun e Hazara) e o cenário é o Afeganistão, com esses fatores já percebemos que será uma história para reflexão.
Deixo isso bem claro, pois muitos acabam pegando este livro esperando uma história bem inovadora e surpreendente, pois foi muito divulgado pela mídia , porém é um livro para ser lido com as expectativas corretas, ou seja, mais pé no chão, pois é transmitida uma história cheia de sentimentos que vão da culpa à redenção!
Amei lê-lo, tem partes mais morosas e menos interessantes, mas isso não interfere na qualidade do romance, o inicio é ótimo e o finalzinho é cheio de pequenos ápices emocionais.
Não posso deixar de mencionar que Khaled Hosseini arrasou nas descrições de todos ambientes! Ele trouxe suas próprias experiências em Cabul para a história, não afirmo que é uma autobiografia, mas traz facetas da vida de Khaled. 

Note este trecho de uma entrevista que ele deu a revista época:

"ÉPOCA – Todos os seus livros têm personagens afegãos. O senhor se sente obrigado a escrever sobre sua terra natal?
Hosseini –
Sinto a obrigação de escrever livros verdadeiros. Se eu tiver uma história ótima na cabeça e ela for ambientada na Califórnia, não deixarei de escrevê-la só porque as pessoas esperam que eu escreva sobre o Afeganistão. Por acaso, me interessei muito pelo Afeganistão nos últimos dez anos. Talvez não tenha mais uma história a contar sobre o país. Talvez não tenha mais nenhuma história para contar. Toda vez que me sento para escrever, tenho a sensação de que o livro não irá a lugar algum, ninguém vai lê-lo e não tenho nada a dizer. Ter conseguido publicá-los é uma surpresa maravilhosa. Se as pessoas se lembrarem de mim no futuro, serei lembrado como alguém que trouxe o verdadeiro Afeganistão para os olhos do Ocidente. Nada que eu possa fazer em minha carreira mudará isso."


       
The Kite Runner ("O Caçador de Pipas")


     Bom, vou parar por aqui, não quero dar spoiler..rsrs
         PS: O engraçado é que aqui no Brasil se ouvimos o final de um filme, logo perdemos a vontade de assisti-lo, já os afegãos preferem saber o final, pois isso é que define se eles vão assisti-lo ou não. 

0 comentários:

Postar um comentário